sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Informix IWA (in-memory/columnar database)


mais uma vez gostaria de falar à respeito do Informix Warehouse Accelerator (IWA).

Tenho me dedicado integralmente a esta tecnologia nos últimos tempos, e inclusive por este motivo andei distante das minhas publicações aqui no blog.

Minha última experiência com o produto está baseada no pré-release 11.70FC6, e o que posso adiantar é que o produto se mostrou realmente robusto, eficiente e cada vez mais aderente a todos os requerimentos do mercado "analítico". Observei sim, ainda algumas pequenas limitações em relação à funções não suportadas até aqui.... mas nada que um query rewrite e pequenos ajustes não solucionem.

Deixo aqui uma forte recomendação à todos os profissionais que hoje trabalham com IBM Informix, que busquem informação e realmente testem a solução do Informix IWA, pois trata-se de uma solução inovadora, baseada no que está sendo chamado de Banco de Dados de Terceira Geração(in-memory/columnar) e ainda alinhado a demanda de mercado de uma solução de BI que possa estar disponível dentro de um ambiente transacional (OLTP).

Recomendo ainda a avaliação da solução por todos que hoje enfrentam dificuldades ou necessidades em relação a geração de relatório, contenção de I/O em suas querys, SQLs que acessam grandes volumes de dados sem tempo de resposta adequado, e demais assuntos relacionados ao acesso à dados analíticos.

Maiores detalhes sobre o IWA acesse aqui


InformixBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário